Montagem

Para montar seu quebra-cabeça em segurança, siga estas dicas:

1. Monte seu quebra-cabeça longe de janelas e portas, para evitar os fenômenos da natureza (vento, sol e chuva). Se estiver sendo montado no porta-puzzle e você deixá-lo aberto, tenha o mesmo cuidado. Caso contrário, o vento pode levantar a base e desmontar alguns encaixes.

2. Se estiver montando num porta-puzzle, fique atento durante a montagem se o inflável não vai murchar. Se isso acontecer, encha novamente. Se persitir o problema, deixe de usar esse porta-puzzle. Tive uma experiência desagradável, pois o meu desmontou várias peças enquanto enrolado, pois o inflável estava murcho. Enchi, mas murchou novamente.

Dica especial: Caso você tenha adquirido um porta-puzzle da Grow, entre em contato com eles, que a empresa manda um novinho para você. 

3. Começar o quebra-cabeça pela borda não é regra. Pode ser interessante começar também por pedaços com cores iguais na montagem e ir expandindo. 

4. Dicas para montar o céu e a dica dos quadrantes:



Dica especial: Nos puzzles da Grow, há uma sequência de repetições no formato das peças. Entenda mais abaixo, com o quebra-cabeça do Vaticano.

1000 peças (1008 peças, exatamente - Grow).
Divisão: 36 peças horizontal x 28 peças vertical














Vamos dividir o puzzle em dois quadrantes (veja em destaque em branco).
* As partes em vermelho seguem repetição diferente, por isso estão destacadas.


Se fizermos a contagem das peças, percebemos que a cada linha, há 36 peças a serem montadas.
Vamos marcar as colunas com letras.
*Clique na imagem para ampliá-la. Assim você poderá ver melhor as dicas.

Se você reparar bem, as peças de número 2 e 20 são do mesmo formato.
Repare também nas peças 3 e 21. São exatamente o mesmo formato, tanto que se você trocar as peças de quadrante, verá que se encaixam precisamente no mesmo lugar.

Para não causar dúvidas: todas as linhas contêm a repetição.

As peças destacadas em vermelho (laterais) têm os formatos iguais, mas estão dispostas de forma espelhada. Mas até podemos desconsiderá-las nestas dicas, afinal a borda é até mais fácil de montar.

As peças destacadas em vermelho (centro) também seguem mais ou menos uma sequência de repetição, mas na vertical. Se você olhar de cima para baixo na primeira coluna do meio, verá que a repetição estará mais ou menos na segunda coluna vermelha, olhando de baixo para cima. Também de forma espelhada.

Abaixo coloco a sequência dos quadrantes 1 e 2. Tirei os números e marcações para visualizar melhor a repetição. Veja que a repetição das peças é idêntica nas linhas mostradas abaixo.








Mas como saber se a peça é aqui ou ali?
Aí você terá que prestar atenção na tonalidade das peças. Por exemplo, o primeiro quadrante mostra uma tonalidade de azul diferente do outro quadrante. Desta forma, você saberá em qual lado está a peça.


Se ainda você estiver com alguma dúvida, entre em contato: blogdopuzzle@yahoo.com.br