domingo, 2 de agosto de 2009

Dicas para montar seu puzzle!!

Você começou a montar o quebra-cabeça, mas não consegue acabá-lo? Está há meses tentando finalizar uma parte dificílima (o céu por exemplo, onde as cores variam entre o azul e branco)?
Posto hoje um "segredo" dos puzzles.
Pego o exemplo de um quebra-cabeça de 2 mil peças, no caso o do Taiti (Grow).






Vamos dividir nosso quebra-cabeça em quatro quadrantes...






Cada um destes quadrantes é formado por 500 peças. E se você prestar bastante atenção, verá que há uma sequência de formato de peças que se repete. Observe na imagem abaixo (peguei parte dos quadrantes 3 e 4). Você pode clicar para aumentá-la (clique com o botão direito do mouse e aponte para "Abrir link em uma nova janela").


Perceba que a cada 25 peças o formato se repete. Igualzinho. Veja a peça 2 da linha A, por exemplo. Compare com a peça 27, também da linha A.
Consequentemente se você encaixar uma peça do terceiro quadrante no quarto, na mesma posição, a peça irá encaixar perfeitamente. Só que, claro, como os tons são totalmente diferentes, cabe a você descobrir se a peça se encaixa aqui ou ali.
Assim acontece com as peças 3 e 28, 4 e 29, 5 e 30, 6 e 31, 7 e 32...

Dica: Comece a contagem a partir da peça 2, pois algumas peças não repetem, que são os cantos dos quebra-cabeças (peça 1A e 50A, por exemplo).
Dica 2: a peça 25A e toda esta coluna 25 não terá peças que repetem horizontalmente, mas verticalmente sim.

Você tendo montado os quadrantes 3 e 4, para montar o céu (que envolve parte dos quadrantes 1 e 2) fica mais fácil. Você poderá ver a sequência de peças dos quadrantes de baixo e assim ir contando e separando as intermináveis peças de céu, que tem tons muito semelhantes e montar a parte de cima.

Atenção: se o céu for parecido em ambos os quadrantes, preste bastante atenção no tom, pois pode dar alteração na imagem final.

Repare também que...
as peças das colunas também se repetem (de baixo para cima, por exemplo). Assim a peça 2B da esquerda para a direita será a mesma que a peça 21B, 3B e 22B, 4B e 23B, 5B e 24B, etc.

Se não fui muito claro, por favor, entrem em contato!!

126 comentários:

Unknown disse...

Julio,

Parabéns pelo site, varias dias me ajudaram muito. Só que esse ultima não peguei, tira um pouco da graça... :-)

Parabens
Rodrigo

Julio Szymanski disse...

Olá, Rodrigo.
Obrigado pela visita!
Esta última dica postei para aqueles que têm um pouco mais de dificuldade na hora de montar um puzzle maior. É muito útil, mas realmente perde um pouco a graça. Só uso essa manha quando tá muito difícil mesmo... hehe
Volte sempre!
Abs

Maurício R disse...

Como funciona com puzzles diferentes de 2.000 peças (em que a divisão não se dá em 4 quadrantes de 500 peças), por exemplo em puzzles de menos (500, 1000) ou maiores (3000 ou 5000) peças?

Dividem-se ainda quadrantes de 500 peças ou são sempre 4 quadrantes, independente do número de peças?


Grato

Julio Szymanski disse...

Olá, Mauricio. Eu deveria ter colocado os outros formatos... mas te adianto que:
no de 1000 peças há 2 repetições (2 quadrantes de 500 peças)
no de 1500 são 3 repetições
no de 3000 são 6 repetições
no de 5000 são 8 repetições (a cada 25 peças).
Quero ver se faço um artigo sobre esses outros formatos.
Abs e obrigado pela visita!

Maurício R disse...

Muitíssimo obrigado, Julio!

Aqui em Curitiba a cidade toda está de "quarentena" por causa da suína e os puzzles são um bom meio de passar o tempo, já que não convém sair de casa. Nesse sentido, o seu blog tem sido muito útil! Continue com o belo trabalho e com matérias interessantes.

(Sugiro alguma matéria com os diferentes tipos de emolduração ou mesmo fotos em alta resolução dos puzzles completos, que ajudariam bastante quem está montando).

Abs

Julio Szymanski disse...

Mauricio, vou ver se coloco logo novos artigos... obrigado pela visita.
Quanto às fotos, quando vc clica nelas, elas ficam ampliadas com boa resolução.
Vou ver se posto os quebra-cabeças montados... ainda quero fazer uma galeria com todos os que já montei...
abss

Diogo disse...

poxa julio...
ha anos que nao monto um quebra cabeça e fui logo me arriscar em criar adao.... to me arrependendo....
comprei ontem e nao fiz muito progresso...as bordas laterais sao muuuuuito parecidas e tb nao tenho muito espaço (comprei placas de isopor e to montando no chao da sala...)
alguma dica?

Unknown disse...

Julio,
muito boa essa dica sua.
mas nao estou conseguindo fazer na prática.
Estou montando um quebra cabeça da GROW de 1500 peças. É o castelo neuschwanstein.
Mas nao estou conseguindo repetir as peças a cada 25. O formato dele eh diferente. Ele é na vertical. Isso influencia na contagem?
obrigado

Julio Szymanski disse...

Olá, Eduardo.
No de 1.500 há a repetição, mas no caso de ser na vertical, a repetição vai ser de baixo para cima (ou de cima para baixo), a cada mais ou menos 15 peças... sendo três vezes a mesma sequência, só que há uma diferença dos outros quebra-cabeças: a primeira sequência é de 13 peças... depois fica a repetição a cada 15.

Unknown disse...

Julio, muito obrigado pelas dicas...
estou montando um de 1500 com a minha esposa... é um baita divertimento... estamos montando a borda e gostaria de perguntar se vc sabe quantas peças são na linha horizontal? acreditamos que seja 45Vx34H para bater com a quantidade de 1530. e vou usar a sua dica para o grupo de 15!
Obrigado pela ajuda... há, outro comentário que vc fez e assino embaixo é a utilização de porta puzzle... comprei um da grow e realemnte os vincos que formam no tapete durante a armazenagem, atrabalham a montagem. mas com o tempo parece que melhoram. abs e parabens

Marcus Valerio XR disse...

Prezado Júlio...

Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas. Eu também já havia notado que as peças se repetiam, mas não havia determinado ainda o padrão exato.

Eu e minha esposa já montamos um de 3 mil peças (Lago Dolomitas - Itália), 2 mil (animais selvagens dos EUA), 1.500 (Alpes Dolomitas), e agora estamos montando o maravilhoso Zodíaco de 5 mil peças. Fora os menores que nem conto.

Estive pensando em fazer um tipo de categorização por formatos de peças, visto que nos estágio finais, agrupo as peças de acordo com o formato e vamos literalmente "tapando" os buracos.

Espero voltar mais vezes e mais uma vez parabéns e obrigado.

Nailza disse...

Olá
Parabéns pelo blog. Muito legal mesmo. Estou montando o Casamento Camponês de 8.000 peças. Gostaria de saber como divido em quadrantes. Você poderia me explicar? Te agradeço.
Nailza

patricia k disse...

Parabéns, pelo blog...nossa!!!suas dicas têm me ajudado muito...

Yohan disse...

Mas se for uma quebra-cabeça de 1500 peças como eu vou fazer esse segredo? como posso dividir e comparar as peças?

Unknown disse...

Muito bom o blog. Suas dicas me ajudaram bastante, só ficou uma dúvida, vc disse que as peças se repetiam na vertical também, mas de quantas em quantas peças? Nesse caso eu estou montando um de 5 mil (Torre de Babel).

Anônimo disse...

Muito bom esse blog....ajudou bastante....

Mas fiquei com a mesma dúvida que o Blackburn....

Você disse que as peças das colunas tbm se repetem...e deu até exemplo ("Assim a peça 2B da esquerda para a direita será a mesma que a peça 21B, 3B e 22B, 4B e 23B, 5B e 24B, etc"). Mas não consegui entender esse exemplo....Será que não seria: a peça 2B a mesma que a 22B, 3B e 23B, 4B e 24B, 5B e 25B, etc?

Eu estou montando um mini puzzle de 1000 peças, e não tem como utilizar essa regra, tem???

Muito Obrigado

André Luís

Anônimo disse...

Oi Julio!

Achei seu blog muito bom... Com certeza vou ler todas as dicas. No entanto, estou com um quebra cabeças de 3000 pecas, o mapa mundi de1665 da grow e estou com muita dificuldade para monta-ló.. E a primeira vez que monto um quebra cabeças de 3000. Alguma ajuda?
Abs.
Sabrina

Anônimo disse...

a propósito, parabéns pelo site, se eu o tivesse visto ano passado teria aprendido mais cedo essas dicas e teria terminado meu QC mais cedo.

acabei tendo que aprender essas coisas "na tora" mesmo... :)

Lucas.

Anônimo disse...

Oi, é minha primeira vez, estou montando moinho de água da Grow, 1000 peças, mas estou apanhando para montar a casa devido ao reflexo na água. Me da uma sugestão: se separar em dois quedrantes, separo as peças por formato, ai o que eu faço. Não quero desistir...beijos...Obrigada
edyylene@hotmail.com

Anônimo disse...

fala cara..muito bacana teu site...ajuda bastante...queria pergunta qual eh a sequencia em q as peças se repetem no de 5000 peças (bombardeio em argel)

Julio Szymanski disse...

Os puzzles de 5000 peças podem ser divididos em 8 quadrantes. Um dos nossos leitores respondeu em outro post a resposta, segue abaixo:

Os de 5000 peças possuem 8 quadrantes sendo que os quadrantes de baixo são 3 de 25*25 e 1 de 25*23, e os de cima são de 3 de 23*25 e 1 de 23*23. E uma coisa que eu reparei na montagem do meu Torre de Babel, no primeiro quadrante da parte de baixo, a primeira e a segunda peça da linha 1 são diferentes da primeira e segunda peça do segundo quadrante da parte de baixo da mesma linha 1.

Absss e volte sempre!

Ewandro disse...

Julio

Meu Deus comecei a separar as pecas do Casamento Campones, achando q ia ser tranquilo... erro meu; to mais perdido do agulha em palheiro.. qtos quadrantes tem esse quebra cabeca?? Parabens pelo site ta sendo de grande ajuda, nunca montei quebra cabeca e resolvi montar esse p/ Dia do.s Pais

Julio Szymanski disse...

Oi, Edylene. Bom, sugiro que você primeiramente deve separar as peças por cores. Se estiver ainda assim muito complicado, separe-as por formatos também.
Conforme você for montando, você vai ver a sequência das peças e perceber que se repetem. Aí o segundo quadrante fica mais fácil.

Não desista...
Abraços
Julio

Julio Szymanski disse...

Oi, Ewandro...
Olha, eu até sugeriria você montar um outro menor para o dia dos Pais, a não ser que você tenha bastante habilidade e tempo.
Bom, eu fico por enquanto te devendo uma resposta completa, pois eu não cheguei a montar um de 8 mil peças, ainda. Na verdade, aguardo resposta do pessoal do Orkut para saber quantas peças se repetem nesse quebra-cabeça.
Mas posso te adiantar o que já me disseram: na vertical a repetição acontece a cada 23 peças.
Agradeço ao Alfred pela colaboração.
Fique atento, que assim que eu tiver uma resposta, te envio.
Desculpe não tê-la de imediato.
Abraços,
Julio

Sarah disse...

olá.... já montei vários, agora ganhei o dalmatas da coleção "most difficult"... enfim, to me batendo muito, ja montei as laterais, mas tá muito dificil, tem alguma dica???

vlw

Kelly disse...

estou montando um de 8000, ou melhor, tentando, pq nem a beirada tive sucesso ainda.... não achei q fosse tão difícil, a cena é Casamento Camponês, se alguém tiver dicas, agradeço desde já!

Kelly

Anônimo disse...

Essa regra dos quadrantes não se aplica a todos certo?
Tou a montar o "josephine wall" de 3000 peças da marca schidt e não me parece que resulte, embora ainda so tenha montado as bordas do puzzle. Obrigado.

Julio Szymanski disse...

Caro visitante. Esta "regra" é aplicada aos puzzles da Grow, com certeza. De outras marcas, aí já não te dou certeza, porque pode variar... já montei alguns que não tinha repetição nenhuma. Abraços!

Pricilla disse...

Ola.. Estou montando o brittos garden de 5000 pecas e estou perdida....

julia disse...

ola estou montando o da torre eiffel de 1000 peças e estou perdida na parte do ceu tem alguma dica?

Natasha disse...

Olá Julio! Parabéns pelo blog! Suas dicas já me ajudaram a terminar muitos puzzles. Essa da repetição ajudou a terminar um de 8mil (savanas). Obrigada!

Barbara disse...

Socorro! estou montando um importado, 2 mil peças, é uma pintura do vangogh o noite estrelada, o que tem uma montanha e varias luas... to perdidinha com o formato das peças pois é bem diferente dos da grow... alguma dica a mais?

Julio Szymanski disse...

Olá, pessoal. Puxa, o tópico está movimentado, hein? Bom, vou responder a vocês....

Priscilla: qual é a parte que vc está perdida desse quebra-cabeça? Você já começou a montá-lo?

Julia: as dicas sobre o céu são mais ou menos estas que eu coloquei aqui: tente ver as tonalidades do azul, as nuvens e use a regra dos quadrantes, que ajuda. No caso desse da Grow, há uma repetição e pode te ajudar bastante!

Natasha: Muito obrigado pela visita. Fico muito feliz que você esteja gostando do Blog. Volte sempre que quiser!!
Escreva sempre!!

Barbara: qual é a marca do seu quebra-cabeça? Se você puder mandar uma foto para o e-mail: blogdopuzzle@yahoo.com.br posso analisar e te dar alguma dica a mais!! Abraços.

Anônimo disse...

Bom dia gente, alguém tem um "Bombardeio em Argel" montado (5.000 peças GROW) ?

Eu queria fotos dele mostrando a seqüência das peças, as imagens que encontrei de montagens dele na internet não estão boas.

Eu tenho um Britto's Garden montado (5.000 da GROW) caso queiram a sequência das peças dele ou montar uma galeria no site com esses esquemas.

Embora sejam de anos diferentes, vou dar uma olhada para ver se a seqüência desses 2 são as mesmas.

Anônimo disse...

Gente, sobre a comparação do corte das peças do "Bombardeio em Argel" (5.000 peças GROW, 2011) com o "Britto's Garden" (idem, 2012), comparei usando uma parte do Bombardeiro que já montei e a disposição das peças é a mesma, eles não mudaram o corte delas de um ano para o outro.

Então quem tem o esquema de qualquer um deles desses anos (2011-2012) pode montar os demais seguindo o esquema.

Não pensem que sou preguiçoso, é que comprei o Bombardeiro errado, devia ter comprado a Torre de Babel ou o do Horóscopo, então não me importo em montar rápido e perder a diversão neste caso.

Falou aí.

Unknown disse...

Ola

Todos os puzzles se podem dividir ou só alguns em particular, é que eu tehno estado a tentar dividir um puzzle da Heye Favole (http://novosite.hobbykit.pt/lojaonline/product/view/53/229.html) e nao estou a conseguir, se poderes me ajudar...

Obrigado e Parabens pelo site!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelo disse...

Olá Julio,

Estou tentanto montam um quebra dabeça de 1500 peças, e tentei identificar as sequencias, mas não estou conseguindo.... Podes me ajudar? é 45Vx34H... Obrigado...

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se vc já montou o QC POrtofino da Grow de 5000 peças, se sim qual sua principal dica para ele?Ahh obrigadas pelas dicas do site são objetivas e esclarecedoras, parabéns!

Julio Szymanski disse...

Respondendo...

Ainda não montei os quebra-cabeças Bombardeio em Argel e Portofino de 5000 peças da Grow.
Se alguém estiver montando, por favor, encaminhe um e-mail para blogdopuzzle@yahoo.com.br - assim posso compartilhar com os demais visitantes!



Anônimo disse...
Bom dia gente, alguém tem um "Bombardeio em Argel" montado (5.000 peças GROW) ?

Eu queria fotos dele mostrando a seqüência das peças, as imagens que encontrei de montagens dele na internet não estão boas.

Eu tenho um Britto's Garden montado (5.000 da GROW) caso queiram a sequência das peças dele ou montar uma galeria no site com esses esquemas.

Embora sejam de anos diferentes, vou dar uma olhada para ver se a seqüência desses 2 são as mesmas.

Em relação à repetição de peças, acho que de vez em quando é necessário utilizarmos essa técnica. Quando estamos estagnados ou quando precisamos acabar logo com a montagem. Eu mesmo faço isso de vez em quando rsrs

Em relação à pergunta de Augmon Green, essa técnica de repetição vale para os puzzles da Grow. As outras marcas podem ter repetições também.

Ao Marcelo: Você poderia me passar por e-mail qual modelo você está montando? Leve em conta que se o quebra-cabeça estiver na vertical, a ordem da repetição estará de cima para baixo!

Obrigado pela visita, pessoal!!

Unknown disse...

Eu quero a sequencia do Britto's Garden!!!!

Anônimo disse...

Ola estou tentando montar o interminável céu de Dubai da grow ... alguem tem a seqüência deste com 1000 peças

att
Sheila

Fabrício Viana disse...

Olá Sheila, nunca montei esse de Dubai, mas acho que todos da grow tem a mesma sequência.
Eu tenho de 1000pcs o de Santa Magdalena, ele é dividido em 2 quadrantes iguais, um superior e um inferior, sendo que as 2 linhas centrais e as bordas não se repetem. Espero ter ajudado!

Pr. Marcos Marciliano disse...

Julio,amigos!
estou montando o terra brasil de 5 mil peças, vocês poderiam me dar algumas dicas, já montei vários CQ.

Anônimo disse...

Júlio, boa noite, tudo bem? Preciso de um help rsrs.

Estou montando o quebra cabeça savana, de 8.000 peças. Estou praticamente terminando a borda, mas não estou conseguindo fazer a zebra, onça, etc. Você tem alguma imagem deste quebra cabeça montado? Ou então uma dica. Acredito que pode me ajudar bastante.


Muito obrigada!


Débora.

valteresjunior disse...

Olá pessoal!

Não entendi como funciona a repetição para o puzzle de 1000 peças. Estou montando o Michelangelo, da Grow.

Os dois quadrantes são inferior / superior, ou esquerdo / direito?

No meu caso, a peça 2A é igual a 25A, a 3A é igual a 26A, porém a 3A não é igual a 27A, apenas parecida.

Poderiam me ajudar?

Um abraço!

Valter Junior

Unknown disse...

oi estou montando um quebra cabeça de 8000 peças e gostaria muito que vc pudesse me dizer como contar as peças...tenho q dividir em quantas partes de quantas e quantas peças..

Unknown disse...

oi estou montando um quebra cabeça de 8000 peças e gostaria muito que vc pudesse me dizer como contar as peças...tenho q dividir em quantas partes de quantas e quantas peças..

Vitor Garcia disse...

Ola. Estou montando o quebra cabeça savana, de 8.000 peças. Queria saber como contar as peças...tenho q dividir em quantas partes de quantas e quantas peças.
Abracos

Vanessa disse...

Parabéns pelo site, já montei veneza de 2000, taiti 2000, romero britto de 1000 e 5000 peças, consegui montar graças as suas dicas mas....... estou montando a muralha da china de 1500 peça e nao estou coneguindo as peças nao se repetem nem a cada 13 nem a cada 15. O q faço???? Ajude-me, por favor!!!!

Anônimo disse...

Olá julio ,eu estou montando um quebra cabeça da grow de 1000 peças é o dogmania e estou apanhando muito pois não tenho muita pratica vc poderia me dar algumas dicas? abraços!!

Julio Szymanski disse...

Débora, Vitor e Arnaldo e amigo anônimo: ainda não tive oportunidade de montar estes quebra-cabeças, mas vou me informar nas mídias sociais e conseguindo alguma novidade, aviso.

Vanessa:
Obrigado pela visita. Seja sempre muito bem-vinda.
Vou procurar saber se este quebra-cabeça tem a repetição.

Lete: também tive esta mesma dificuldade no céu e acredito que até hoje esteja montado com algumas peças invertidas. A única dica que dou é montar o quebra-cabeça num local bem iluminado para que você possa ver as pequenas diferenças de tonalidade das peças!

Unknown disse...

Pessoal, onde voces montam quebra-cabeça de 5.000 peças, ou mais? Deixo na mesa de casa, e montei um quebra cabeça importado que ganhei de presente, e no final perdi uma peça... fiquei muito triste, viq eu na internet vende uns porta-puzzle da grow, alguem tem dele? vale a pena compra-lo?

Julio Szymanski disse...

Oi, Luciana... a Grow oferece um porta-puzzle para quebra-cabeças de até 8 mil peças. Então você pode comprar um destes e montar seu quebra-cabeça.
Vale a pena comprar sim. Abraço.

Unknown disse...

Olá Julio estou tentando montar meu primeiro quebra cabeça mas não estou conseguindo, eu tenho um Dogmania de 1000 peças já montei as laterais mas não estou conseguindo montar o resto, me ajuda por favo!!! Grata..

Unknown disse...

Olá Julio... Estou tentando montar um Dogmania de 1000 peças mas esta muito complicado eu só consegui montar as laterias e alguns pedacinhos bem pequenos, estou quase desistindo... Me ajuda por favor!!!
Valeuuuu

Fabrício Viana disse...

Olá Natália Cristina, espero que eu possa te ajudar:
Para um 1º puzzle, o Dogmania tem uma dificuldade muito elevada, é muito irregular e as cores se repetem em lugares diferentes.
Tenho 2 sugestões:
1- guarde esse puzzle por enquanto e compre outro, mais fácil, como de paisagem, assim você consegue mais experiência e facilitará a montagem do dogmania depois.
2- Tente separar as peças por cores, sei que é difícil, pois tem vários cachorros com a mesma cor. Tente ir montando todos de uma cor 1º e depois partindo para os outros.
É muito difícil, mas não desista, depois que pega o jeito fica muito fácil!

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,
Parabéns pela descoberta.
Montei um quebra-cabeça de 3000 pcs da puzzle GROW de museu antigo da pintura GIOVANI PAOLO PANINNI.
Durante 3 meses estava desanimado e descontente. Pensava em até parar, mas qdo li seu blog tchan... apareceu uma luz no final do tunel e em menos de 2 meses terminei. Muito obrigado por compartilhar esta descoberta a nós mortais.

Anônimo disse...

Olá!
gostei das dicas
comprei um de 2000 peças e estou louco para monta-lo
abraço
Rangel

allan ulisses disse...

Parabéns pelo site! Estou querendo montar um britto de 5000 peças - garden - para depois colar e enquadrar.
Qual o grau de dificuldade?
Será meu primeiro puzzle.
Vcs acham que consigo? quanto tempo em média leva para montar?

Fabrício Viana disse...

Allan, para um primeiro puzzle, sugiro um de tamanho menor, pode ser até mesmo da série do Romero Brito, mas menor.
Em relação ao tempo, depende.
Como é o seu primeiro puzzle arrisco uns 2 meses, se montar todo dia!
Com mais habilidade você consegue montar em umas 2 semanas.

JOSIANE disse...

Julio, por favor me ajude.
Sei que há uma sequência de repetições no formato das peças para o quebra-cabeça 5000 peças para VISTA DE PORTOFINO
Quero dicas de como dividir em quadrantes, ou seja, quantos e em que sequência?
Aguardo.
Josiane

Anônimo disse...

Pessoal,

Alguém pode me ajudar? Comprei o Britto's Garden 5000 peças, como é o esquema das peças? Já separei por cores, porém não consigo montar.. Tem alguma técnica diferente que me ajude?

Aguardo.

Unknown disse...

Olá pessoal!!! Estou tentando montar um Britto's Garden 5000 peças,já separei por cores e pelas bordas como dizem na embalagem, mas como é multicolorido estou com dificuldade e nem sabia que existia este tal esquema de peças rsrsrs... Como é o esquema das peças? Está muito difícil montar.. Tem alguma técnica diferente que me ajude? E alguém tem este tal esquema de peças, pois percebi que as vezes encaixam mas não são especificamente no local correto! Obrigado!!! Luciana

Anônimo disse...

ola julio,
estou montando um de 5.000 pçs, o Zodíaco.
ja montou esse?
alguem ai tem uma foto dele montado?

ta muuuito dificil!!

Rafael Mateus disse...

Ola amigos

Montei meu primeiro quebra-cabeças a pouco tempo e adorei, agora o que eu queria perguntar é se esse padrão acontece só nos quebra-cabeças da GROW ou nos de outra marca também? No caso no momento estou montando um da GAME OFFICE de 1000 peças

obrigado! Rafael Mateus

Unknown disse...

Julio,
Para um quebra cabeça de 1530 peças como devo proceder a divisão dos quadrantes? Dividir em 4 quadrantes o resultado não é um número inteiro.

amandang disse...

Oie! To montando o Savana de 8000 peças e descobri o padrão. São 4 repetições, sendo a 1ª,2ª e 3ª de 29 peças e a 4ª de 26 (mas segue a mesma ordem das 3 primeiras). E a 1ª repetição começa da 3 peça.
Espero ter ajudado alguém. Depois que descobri tudo ficou mais facil :)

Laura disse...

Comprei um puzzle de 5000 peças o Brittos Garden e estou achando uma dificuldade tremenda, poderia me orientar, sou iniciante e começei logo com um de 5 mil.

Alexia Guerra Vieceli disse...

Julio,

Comprei um quebra cabeça do romero britto de 6000 peças.... essa manha funciona com essa quantidade de peças ?
e quantas peças tenho em um quadrante ? abraços

Anônimo disse...

Julio,estou montando a Acropole de Atenas Parthenon 1000,estou perdida no comeco do azul,molhou o desenho da capa olho no desenho menor,tem como ajudar

Anônimo disse...

Olá, gostaria de algumas dicas para montar o QC SAVANA de 8000 peças. Já estou com o mesmo a 2 anos e nao consigo sair do lugar, não montei quase nada!!!!
Obrigada!

aloisio disse...

Eu tenho a matriz para quebra-cabeças grown de 5000 mil peças e 8000 mil pelas...serve para qualquer figura...
meu email é toteveio@yahoo.com.br, mande-me seu email que eu mandarei a matriz, ela ajuda muito a montar, principalmente em quebra-cabeças grandes de 5000 para cima...Acabei de montar o Romero Brito Garden de 5000 peças em um mes...

Anônimo disse...

Estou montando o puzzle da Grow, Vaticano, de 6000 peças. Como seriam os quadrantes deste ? Como seria essa divisão para o de 6000 peças, tem alguma ideia ?

Élida disse...

Olá,
Gostaria de dicas para montar o quebra cabeça de 6000 peças do Romero Britto, estou montando mas estou encontrando muita dificuldade. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar ?

Portugal disse...

acabei de montar o family da grown, e tenho a matriz de 6000.Agora tenho matriz de 5000,6000 e8000...como postar imagens aqui???

Anônimo disse...

Portugal. Não sei se é possível anexar arquivos aqui. Mas se puder me encaminhar a matriz do de 6000 peças, ficaria muito grato.

bdetomi@icloud.com
bdetomi@bsi.ufla.br

Valeu, meu caro. E parabéns pela montagem...

Richard disse...

Boa noite.
vou começar a montar o meu Britto's Garden. Estou procurando dicas para montar. Você pode me ajudar. Se pudesse me passar fotos com a sequência das peças. Vc teria alguma dica? Meu email richard.giorgemac@gmail.com.
Aguardo
Att

Richard disse...

Eai pessoal tudo bem?
vou iniciar a montagem do quebra cabeça Britto's Garden 5000 peças.
alguém tem dicas para montagem? Teria como alguém me passar a divisão das peças e ou fotos com a ordem das peças?
meu email richard.giorgemac@gmail.com
desde já agradeço
Abraço a todos e boa sorte p nós

Richard disse...

Se puder manda para mim richard.giorgemac@gmail.com. Estou iniciando a montagem do Britto's Garden. Att

Unknown disse...

Ola Bruno, eu montei esse quebra cabeça de 6000 peças do vaticano... dividi ele em 4 partes e a cada 27 peças elas se repetem... fiz ele em duas partes e comecei pelo céu ai separei e comecei a outra metade. Ficou muito bonito no quadro, valeu a pena

Leticia M. Fusano Sorato Leme disse...

Estou com um quebra cabeça de 5 mil peças faz anos, já saiu e voltou pra caixa várias vezes pq sempre desanimei. E hoje resolvi procurar dicas de montagem e eis que me deparo com seu site Júlio, meu ex-colega de COC!! Como me surpreende o tamanho desse mundo e a forma como ele dá voltas!! Obrigada pelas dicas!! Fique com Deus!

Unknown disse...

Boa tarde, estou montando o de 1500 peças da grow (muralha da china), é meu primeiro grande puzzle e estou penando, vou usar sua dica de repetiçoes de 15 em 15...Para facilitar mais se alguem tiver esse puzzle já montado pode me mandar uma foto rsrs Ta dificil pacas, madruguei ontem e fiz so o contorno e ainda tenho minhas dúvidas se esta certo kkkk Adorei a ideia de comprar placas de isopor. estou montando em cima de um lençol e coloco na mesa de jantar e depois tiro, mas algumas peças desencaixam no trasporte e perco um tempao remontando.

Unknown disse...

Boa tarde, Julio. Tudo bem?

Fiquei muito feliz em ter encontrado o seu blog, pois de uns tempos para cá resolver quebra-cabeças tem se tornado um dos meus hobbies favoritos.

Desde o natal do ano passado eu venho tentando montar o quebra-cabeças de araras, da Grow, com 3.000 peças!

As bordas já estão montadas e até mesmo alguns grupos de peças (plantas, céu, cachoeira e rosto das araras) mas eu não consigo montá-lo! Já separei as peças por cores e até coloquei o quebra-cabeça em um local onde ele possa ficar estirado sem riscos.

Vou seguir o seu conselho e dividi-lo em 4 quadrantes (750 peças)e depois eu volto aqui para contar como estou me saindo. Você tem alguma outra dica?

Espero terminá-lo e emoldurá-lo na parede da sala, um presente que prometi para a minha mãe. :)

Abraços!

@gustavosandi disse...

Oi Maykel, tudo certo? eu já montei quase todo o Vaticano e agora só falta o céu. Você tem alguma dica além do formato das peças? tá complicado demais!

Anônimo disse...

Não estou conseguindo completar o quebra-cabeça do Ramsau 2000 peças! Principalmente as bordas! O que devo fazer?

Unknown disse...

Ola tb queria a matriz o 6000 family da grow,
marcosbajo@hotmail.com
Grato

Unknown disse...

N entendi a regra que diz que a peça 25A e toda a coluna n se repetem horizontalmente mais na vertical sim
Na horizontal tem alguns parecido mais com sentido oposto ne n?

Unknown disse...

N entendi a regra que diz que a peça 25A e toda a coluna n se repetem horizontalmente mais na vertical sim
Na horizontal tem alguns parecido mais com sentido oposto ne n?

Unknown disse...

Já tenho a matriz de 6000 da grown ...montei o family do Romero Britto...o email é toteveio@yahoo.com.br, tenho as matrizes de 5000 e 8000 também...

Aloisio

Edson disse...

Socorro preciso da matriz( fotos que mostrem as peças na sequencia) do quebra cabeça de 6000 peças do Vaticano da Grow!!! Ajudem-me por favor!!! Favor enviar pro e-mail franciscoedsonsiqueira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olhei todos os comentários e não achei ninguém que tenha montado o Tivole Gardens de 6.000 peças da Grow. Acredito que a matriz de 6 mil sejam as mesmas. alguém consegue mandar para meu e-mail?

mauriciokich@hotmail.com

Obrigado

Anônimo disse...

Opá aloisio portugal a matriz de 5000 é a brittos garden se for manda as imagens por favor fubi16@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom dia, meu namorado e eu montamos Love Blossoms em 5 dias com suas dicas! Foi uma experiência maravilhosa. Agora dei de presente um de 500 peças para minha irmã de 13 anos "A new day" e como não moro perto dela, queria passar umas dicas.... Para 500 peças o raciocínio é o mesmo ou tem algo mais específico?! Grata!

Unknown disse...

Bom dia, meu namorado e eu montamos Love Blossoms em 5 dias com suas dicas! Foi uma experiência maravilhosa. Agora dei de presente um de 500 peças para minha irmã de 13 anos "A new day" e como não moro perto dela, queria passar umas dicas.... Para 500 peças o raciocínio é o mesmo ou tem algo mais específico?! Grata!

Unknown disse...

Boa tarde
preciso de dicas para montar o Castelo Encantado de 3000 peças,
estou perdida, não consigo fechar a ordem da borda em cima das peças em cima do céu.

aguardo pra mim entender o processo de montagem.

obrigado.

Unknown disse...

Boa noite. Não entendi muito bem, você poderia me explicar novamente? Estou montando a Torre de Babel de 5mil... Se tiver foto dele montado, ajuda bastante. Meu e-mail é valeriacsantosmachado@gmail.com. Obrigada.

Giselly disse...

Boa tarde! Estou precisando muito da matriz do Casamento Camponês de 8000 peças! Se alguém puder me enviar agradeço muito! gisellydmo@hotmail.com

Montei algumas pequenas partes e não consigo mais sair do lugar! rsrsrs

Obrigada!

Portugal disse...

Tem jeito de publicar imagem aqui?ou powerpoint,ou excel,ou outro tipo de arquivo.

Portugal disse...

Montei um grupo no facebook ,chama quebra-cabeça,e publico,lá tem as matrizes de 5000,6000 e 8000 da grow,e uma pequen explicação de como usar.Só tem isto neste grupo para começar,quem queiser baixar as matrizes vai lá.

Anônimo disse...

Portugal, procurei por este grupo e não encontrei. Se puder colocar o link do grupo, fico agradecido.

Unknown disse...

Olá Estou montando um pluzzes Vaticano 6000 peças se puder me ajudar na primeira linha que começa o céu, eu agradeço, já montei ele quase todo só estou perdida na primeira linha as peças amarronzadas me atrapalham.


att

Janete

Portugal disse...

o site com as matrizes de 5000 6000 8000 é
https://www.facebook.com/groups/660821060739103/?fref=ts

as matrizes estão em "arquivos" , uma observacao é que no de 8000 onde na matriz esta4, é 7 no de/para e vice-versa, onde na matriz est 0 é 9 no de/para e vice-versa.

Mariposa disse...

Alguém daqui vende puzzles já feitos?
Obrigada

Diogo Aguiar disse...

Boa noite,

Estou a fazer um puzzle de 3000 peças (https://www.amazon.co.uk/Clementoni-High-Quality-Collection-Jigsaw/dp/B00BLN2K5S) e estou com dificuldades em fazer o céu. Consultei o seu blog que tem várias dicas úteis sobre os quadrantes dos vários puzzles mas no meu não consigo encontrar uma sequência lógica. Será que me pode ajudar? Existirá alguma sequência lógica? Se não houver acho que nunca vou terminar o céu apesar de já ter separado as peças por tonalidades. Já tenho tudo montado à exceção do céu. Contei 64 peças em altura e 47 em largura. Se me conseguir ajudar agradeço. Obrigado

Monica Martins disse...

Estou montando um quebra cabeça com 13.200 peças. A Santa Ceia de Michelangelo.
Dividi o tamanho em 6 pranchas com 97,50cm X 67,50cm. O processo de repetição das peças para a montagem é o mesmo, de 50 em 50 peças?

Monica Martins

Karime disse...

Rapaiz vc salvou minha vida...tinha certeza de q havia um padrao ...mas nao conseguia encontrar....acabei hj o puzzle ilhas seicheles 3000 pçs

Unknown disse...

Eu e minhas irmã. Compre o puzzle e nos envie.
gersonitapaula1964@gmail.com
Gersonita Paula

Unknown disse...

Olá!!
Preciso de ajuda! Pode me dizer quantas peças tem nas laterais e quantas tem embaixo/em cima? A multiplicação não bate, imagino q seja pq tem peças menores

Unknown disse...

Olá!!
Preciso de ajuda! Pode me dizer quantas peças tem nas laterais e quantas tem embaixo/em cima? A multiplicação não bate, imagino q seja pq tem peças menores

Unknown disse...

Olá!!
Preciso de ajuda! Pode me dizer quantas peças tem nas laterais e quantas tem embaixo/em cima? A multiplicação não bate, imagino q seja pq tem peças menores

Unknown disse...

Ola estou com um QC de 6.000 pçs A Criação do Homem de Michelangelo mas estou encontrando muita dificuldade queria saber se você pode salvar minha vida kkk não consigo ver uma sequencia exata !

Unknown disse...

Aqui em casa estamos montando um de 4000 peças..não sabemos mais como tentar..rs.. agora vamos para esta dica obrigadasaa

Unknown disse...

Caramba!!!! 8000!!! E está montando onde especificamente? Estamos montando Verão em Loumarin da Grow 4000 peças e quase não tivemos espaço aqui em casa..montamos uma base de isopor

Unknown disse...

Boa tarde.estou montando um QC de 4000 peças o batalha naval da castorland, pode me dar algumas dicas? Em quantos quadros fica melhor dividir e a sequência de repetição de peças?

Unknown disse...

Boa noite estou montando um de 8000 da grow savana, tenho que dividir em quantos quadrantes de quantas peças?
Quantas peças vou ter na vertical e na horizontal?
Pq consegui montar um lado da vertical e tem 70 peças daí não dá uma combinação exata para a horizontal pq o quebra cabeça tem 8004 peças

Anônimo disse...

Preciso de ajuda urgente
Eduardo Dip
Rua Manuel da Nóbrega 604 apto35
Sâo Paulo- Sâo Paulo -Brasil
Cep 04001-002
www.gvusf.org
11 3884-4292
Por favor ajudeme

Anônimo disse...

Alguem pode vir na minha casa gratidao !!!

Anônimo disse...

Olá pelo que percebi esta dica só funciona nos puzzles da grow, estou a montar um da EDUCA da coleção da Victoria Francês, borboleta de 1000 peças mas estou com muita dificuldade na parte do cabelo alguma dica.
PS:as peças são quase todas do mesmo formato

Unknown disse...

Olá
Também estou tentando montar este da grow, casamento campones de 8000 pecas
Como faço a separação quadrante?

a tata ta... disse...

Adorei a dica. Só não entendi qual o padrão para o de 4000 peças. É igual ao de 5000?

Amilcar disse...

Olá, estou montando um de 3000 peças (Fusca) e gostaria de entender a separação de quadrantes e a sequencia de repetições para essa quantidade de peças. Grato.

Unknown disse...

Tb comecei a montar esse! Estou com dificuldade na moldura. Você já terminou o seu?

Franciele Biella Sá Monteiro disse...

Esse padrão só se repete nos quebra-cabeças da Grow?

Unknown disse...

Estou montando um de 3000 peças há 2 meses e cheguei no céu, aí caiu a ficha do padrão, nossa foi um alívio, estava quase desistindo. É um quebra-cabeça da Grow, será que esse padrão é só nessa marca?

Anônimo disse...

Bom dia tudo bem estou montando o Portinari de 2000 mil peças da estrela agora estou agarrada estou tentando usar a sua dica de seguencia mas não está dando você poderia me ajudar