Moldura

Considere a moldura como uma peça que faltava para seu quebra-cabeça. Abaixo, algumas dicas para você enquadrar e mostrar para todos a sua obra de arte. ;)




Dica 1: Primeiramente, finalize o quebra-cabeça e cole-o numa base, que pode ser uma placa de duratex (ou eucatex). Veja como colar aqui

Dica 2: Quando estiver na vidraçaria, atente por alguns quesitos, como beleza, combinação com o tema do quebra-cabeça e também o preço. Peça um orçamento sempre, para não ter surpresas na hora do pagamento. Pesquise em várias vidraçarias os modelos, se você tiver uma habitual, peça um desconto...

Abaixo seguem algumas imagens das molduras dos meus quebra-cabeças:


Santa Ceia - Grow, 1000 peças
Com moldura em tons de marrom, deu um acabamento especial ao quadro da Santa Ceia.
Sugestão: coloque na sala de jantar da sua casa


Torre Eiffel - Grow, 1000 peças

Um dos símbolos de Paris, o quebra-cabeça da Torre Eiffel foi emoldurado com madeira pintada de azul e creme. Repare que a moldura combina com as cores do céu, de grande presença na paisagem.


Castelo de Munique - Grow, 2000 peças

Este quebra-cabeça segue o mesmo padrão do anterior, com moldura azul e creme.
Observe que os dois foram colocados no mesmo ambiente (escada). Portanto, a moldura deles é a mesma. Não é uma regra, mas é uma dica interessante ao colocar vários quebra-cabeças numa mesma sala, por exemplo. Também podemos adotar como padrão paisagens europeias, brasileiras, castelos, paisagens noturnas, pinturas, etc., colocando-os em um mesmo ambiente, com molduras parecidas.


Em outros quebra-cabeças, coloquei moldura verde e creme, conforme a paisagem.
Aqui vai uma foto da escadaria:




E agora, vamos para o minimuseu que está em construção, ainda...
No quadro da Mona Lisa, coloquei uma moldura marrom escuro, com detalhes em dourado. Um acabamento muito bonito, que deu um ar clássico.

Perceba que as outras pinturas, Girassóis de Van Gogh e Meninas ao Piano, de Renoir utilizei a mesma moldura.

Mona Lisa  - Ravensburger, 1000 peças        



Girassóis - Clementoni, 1000 peças



Meninas ao piano - Clementoni, 1000 peças


Resultado dos três puzzles, juntos:




Segue aqui mais uma sugestão de moldura, desta vez para o Maravilhas da Arquitetura, da Grow.


Maravilhas da Arquitetura - Grow, 1000 peças



Dica 3: Peça uma orientação do vidraceiro quanto ao vidro (normal ou antirreflexo). Recomendo o uso do antirreflexo, pois o normal prejudica a visão e apreciação do puzzle. Só tem um detalhe: é mais caro. Já usei dos dois e compensa pagar um pouco mais.
- Outra opção é trocar o vidro por um plástico protetor. No Criação de Adão utilizei esse plástico e o resultado ficou tão bom quanto se fosse um vidro... o problema é que ele pode ficar enrugado e acabar atrapalhando a visão.

Dica 4: Preste atenção no número de peças. Às vezes se o quadro for muito pesado, o vidro pode estourar. Por isso, nos maiores (5000 peças, por exemplo), prefira o plástico.

Dica 5: Cuidado ao manusear o quebra-cabeça enquadrado.

É desta forma que escolho as molduras para os quebra-cabeças. E você? Escreva contando. Envie suas fotos para blogdopuzzle@yahoo.com.br