quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Moldura: a última peça do seu quebra-cabeça!

Olá, pessoal. Muitos visitantes do Blog têm sugerido um post sobre molduras. Uma peça que complementa o quebra-cabeça. Pois hoje você vai conferir algumas dicas de como enquadrar sua obra de arte! Um guia com várias dicas para finalizar seu quebra-cabeça. 





Primeiramente, finalize o quebra-cabeça e cole-o numa base, que pode ser uma placa de duratex (ou eucatex). Veja como colar aqui

Quando estiver na vidraçaria, atente por alguns quesitos, como beleza, combinação com o tema do quebra-cabeça e também o preço. Peça um orçamento sempre, para não ter surpresas na hora do pagamento. Pesquise em várias vidraçarias os modelos, se você tiver uma habitual, peça um desconto...

Abaixo seguem algumas imagens das molduras dos meus quebra-cabeças:


Santa Ceia - Grow, 1000 peças
Com moldura em tons de marrom, deu um acabamento especial ao quadro da Santa Ceia.
Sugestão: coloque na sala de jantar da sua casa


Torre Eiffel - Grow, 1000 peças

Um dos símbolos de Paris, o quebra-cabeça da Torre Eiffel foi emoldurado com madeira pintada de azul e creme. Repare que a moldura combina com as cores do céu, de grande presença na paisagem.


Castelo de Munique - Grow, 2000 peças

Este quebra-cabeça segue o mesmo padrão do anterior, com moldura azul e creme.
Observe que os dois foram colocados no mesmo ambiente (escada). Portanto, a moldura deles é a mesma. Não é uma regra, mas é uma dica interessante ao colocar vários quebra-cabeças numa mesma sala, por exemplo. Também podemos adotar como padrão paisagens europeias, brasileiras, castelos, paisagens noturnas, pinturas, etc., colocando-os em um mesmo ambiente, com molduras parecidas.


Em outros quebra-cabeças, coloquei moldura verde e creme, conforme a paisagem.
Aqui vai uma foto da escadaria:




E agora, vamos para o minimuseu que está em construção, ainda...
No quadro da Mona Lisa, coloquei uma moldura marrom escuro, com detalhes em dourado. Um acabamento muito bonito, que deu um ar clássico.

Perceba que as outras pinturas, Girassóis de Van Gogh e Meninas ao Piano, de Renoir utilizei a mesma moldura.

Mona Lisa  - Ravensburger, 1000 peças        




Girassóis - Clementoni, 1000 peças






Meninas ao piano - Clementoni, 1000 peças


Resultado dos três puzzles, juntos:




Segue aqui mais uma sugestão de moldura, desta vez para o Maravilhas da Arquitetura, da Grow.


Maravilhas da Arquitetura - Grow, 1000 peças


Mais algumas dicas:
- Peça uma orientação do vidraceiro quanto ao vidro (normal ou antirreflexo). Recomendo o uso do antirreflexo, pois o normal prejudica a visão e apreciação do puzzle. Só tem um detalhe: é mais caro. Já usei dos dois e compensa pagar um pouco mais.
- Outra opção é trocar o vidro por um plástico protetor. No Criação de Adão utilizei esse plástico e o resultado ficou tão bom quanto se fosse um vidro... o problema é que ele pode ficar enrugado e acabar atrapalhando a visão.
- Preste atenção no número de peças. Às vezes se o quadro for muito pesado, o vidro pode estourar. Por isso, nos maiores (5000 peças, por exemplo), prefira o plástico.
- Cuidado ao manusear o quebra-cabeça enquadrado.

É desta forma que escolho as molduras para os quebra-cabeças. E você? Escreva contando. Envie suas fotos para julio.lech@gmail.com



80 comentários:

Sou Marcos Paulo Mezzetti e esse blog é destinado a arquivo pessoal disse...

Na maioria ou todos você usou cola fosca ou brilhante, um abraço.

Ingrid disse...

Nunca utilizei a cola brilhante nos meus quebra-cabeças...
Qual é melhor?

Julio Szymanski disse...

Os puzzles que usei cola eram com a brilhante. Não cheguei a testar a fosca.
Mas a brilhante fica muito boa!

Anônimo disse...

Cara, eu tb sou viciado em quebra cabeças; tenho 5, e desmontava eles depois de montados.. mas recomeçei a montá-los e pretendo moldurá-los. Todo esse processo depois de pronto fica mto caro?
Parabéns pelo site. !

Anônimo disse...

Qual o custo médio de uma moldura com vidro para puzzle de 1000 pç, igual a esses que 1000 pç que você mostra no blog ?
É você que faz a montagem final do puzzle com a moldura ?

Um abraço.

Julio Szymanski disse...

Olha, na verdade eu levo os quebra-cabeças para emoldurar na vidraçaria. O preço varia muito de uma moldura para outra, então peça um orçamento antes.
Custa em média, R$60 um quebra-cabeça enquadrado, com placa de eucatex, colagem e vidro antirreflexo.
Na vidraçaria que levo, sempre tenho um desconto especial de 10%. Aí é bom demais!

Anônimo disse...

Gostaria de saber aonde voce compra as molduras??

Fernanda

Unknown disse...

Primeiramente parabéns pelo blog, está me ajudando muito nessa empreitada de montador de quebra-cabeça, rsrsrs. Estou com uma dúvida. Eu comprei uma placa de eucatex e após concluir a montagem descobri q a placa está com uma sobra de uns 2cm em torno do quebra-cabeça. É necessário retirar esse excesso para emoldurar o quebra-cabeça? Obrigado

Sou Marcos Paulo Mezzetti e esse blog é destinado a arquivo pessoal disse...

Boa tarde, amigo eu sempre compro o eucatex 2 cm maior que o quebra cabeça, centralizo e colo, mando para vidraçaria, e la eles tiram o excesso e colocam a moldura. um abraço.

Julio Szymanski disse...

Fernanda: as molduras podem ser compradas em vidraçarias... os preços variam conforme os modelos e lugares. Por isso, sempre peça um orçamento.

Alves_vini, é como o Marcos Paulo disse: você pode sim deixar alguns centímetros a mais... tem molduras que eu deixo uma margem de 5cm e outras, a moldura direto. Aí fica à sua escolha. Mas é sempre bom deixar um pouco maior, assim o quebra-cabeça, durante a montagem, não fica muito justo. Fica melhor para montar. Depois a vidraçaria cuida de fazer os reparos finais.

Obrigado pessoal pela visita, mais uma vez!

Mel disse...

Primeiro quero parabenizar e agradecer seu blog! Está excelente e as fotos dos seus qcs são maravilhosas! Bem, estou com umas duvidas... quero colocar moldura nos meus qcs mas ainda não sei como devo proceder... primeiro eu colo o quebra cabeça em uma placa de eucatex na minha casa mesmo e levo para colocar a moldura? Devo colocar vidro também ou fica que nem um quadro normal sem vidro? se precisa de vidro, de quantos milímetros deve ser o vidro ou na loja de molduras eles sabem como fazer? Tenho medo que estraguem meus qcs....

Sou Marcos Paulo Mezzetti e esse blog é destinado a arquivo pessoal disse...

Bom dia, Mel compra o eucatex, maior que o quebra cabeça como foi dito antes, monta o quebra cabeça em cima dele, depois de pronto centraliza e cola, manda para a vidraçaria, la eles vão pedir se vc quer com ou sem vidro, escolha vidro anti reflexo, a espessura eles sabem qual é a melhor(acho eu que deve ser padrão), um abraço.

Julio Szymanski disse...

Oi, Mel. Obrigado por visitar o Blog do Puzzle. Que bom que vc gostou!
E é bem isso que o Marcos Paulo disse. Você já pode levar colado o puzzle. Na vidraçaria eles se encarregam de finalizar. Em todo o caso, peça antes um orçamento e também pergunte se eles já fizeram outros quebra-cabeças antes, assim vc fica mais tranquila.
O vidro antirreflexo dá um acabamento muito melhor do que o vidro "normal". Esta é uma boa dica, pois faz mesmo diferença. Ah, se você preferir, pode colocar um plástico também. Eu enquadrei o "Criação de Adão" com plástico, pois era grande demais e o vidro poderia partir, por causa do peso.
Quaisquer dúvidas, deixe sua mensagem. Abraços!

Anônimo disse...

terminei meu primeiro quebra-cabeça, "fundo do mar" da grow de 3000 peças,ainda não colei mas pretendo colar e enquardra-lo, mas não sei que tipo de moldura poderia ficar legal e nem como faço para enquadralo.
qual cola usar a brilhante oua fosca ? abraço.

Julio Szymanski disse...

Olá. Para enquadrar este puzzle, sugiro você colocar uma moldura com alguma cor que esteja no puzzle e vc goste. Você pode colocar azul, para combinar com o fundo do mar. Por outro lado, se já é bem azul, colocar outras cores que aparecem no puzzle fica muito bom também.
Olha, para enquadrar, sugiro que vc leve numa vidraçaria. Como o puzzle é grande, vc deve colar antes de levar. Ou transportar no porta-puzzle e se informar se eles colam. Faça um orçamento antes de mandar fazer a moldura.
Para a cola, aí fica à sua escolha. Ambas fazem o mesmo serviço, a diferença é realmente o acabamento.
Abs

Anônimo disse...

Eu terminei o quebra-cabeças de 5000 peças, Bombardeio em Argel, queria saber se o uso da cola deveria ser o fosco ou brilhante, a impressão que eu tenho é que o brilhante não seria um pouco infantil pra um quebra-cabeças dessa natureza não? alguém já tentou o uso da cola fosca num quebra cabeças grande? valeu, Lucas.

Julio Szymanski disse...

Lucas, no quebra-cabeça de 5.000 peças (Criação de Adão), utilizei a cola brilhante e o acabamento ficou muito bom. Recomendo sim. Não testei a cola fosca, ainda.
Abraços,
Julio

Anônimo disse...

Obrigado Júlio,

Uma outra dúvida que eu tenho é que eu colei outro quebra-cabeças, a santa ceia da GROW, 1.000 peças, eu usei cola brilhante na frente, e cola branca escolar comum atrás, vou levar pra emoldurar assim. Será que se eu colar atrás o de 5.000 peças vai ter algum problema na hora do pessoal colá-lo no eucatex? já que ele é bem pesado há algum problema nisso? eu passei cola no da santa ceia, pra deixá-lo impermeável, acredito que envolvendo o quebra-cabeças inteiro numa camada de plástico (a cola) vá protejê-lo melhor contra mofo e traças.

Lucas.

Anônimo disse...

me responde, com o tempo, o quebra-cabeças na parede pode ficar "amarelado"? eu sei que é bom evitar incidência direta da luz do sol, mas mesmo evitando ele pode sofrer variações na coloração? como fotos antigas? a cola ajuda a evitar esse tipo de coisa ou é impressão minha?

Lucas.

Anônimo disse...

bem, me desculpe fazer tanta pergunta é porque estou um pouco intrigado com esses quebra-cabeças que eu montei, e estou encomendadndo mais uns 20 e importando mais uns 10 (!?!) exite alguma coisa feito Q.C.A.? Quebra-Cabeças-Anônimos? :)

Lucas.

Anônimo disse...

eu achei muito bonita essa escadaria que tem no post. Meus parabéns novamente, eu percebi que você usa esse passepartout (é assim que se escreve?), essas separações entre a foto e a moldura, em uns quadros e outros não, tem alguma explicação pra isso ou só gosto pessoal?

Lucas.

Anônimo disse...

na molduraria e mulher me sugeriu a montagem do quadro SEM vidro algum, sabe dizer se fica legal também? um amigo meu disse que tinha montado um sem o vidro também e que dava menos impressão de "quadro impresso" numa gráfica, valeu, Lucas.

Julio Szymanski disse...

Oi, Lucas. Tudo bem?
Bom, deixa eu ver por onde começo hehe

Acredito que se você colar o seu puzzle de 5000 peças por trás não deverá trazer problemas na hora da colagem para o eucatex. Eu até colaria mesmo, pois imagina se ele se desmonta durante o transporte? Em todo caso, entre em contato com o lugar que você vai levar antes e pergunte, que aí eles te darão uma resposta mais certa.

Com o tempo, pode ser que o puzzle envelheça, pois já vi um na casa de uma amiga na praia que está amarelado, como vc se referiu. Mas todos os que tenho aqui, desde o primeiro que montei, em 2006, estão em ótima qualidade. Este mais antigo pega sol de vez em quando e deu uma desbotada. Mas se você realmente evitar o contato com o sol, pode ter certeza que vai durar bastante tempo.

Quanto aos puzzles da escada: obrigado. Que bom que vc gostou, ficou realmente muito bonito.
Em relação ao passepartout, na verdade não utilizo bem um padrão. Alguns possuem e alguns não. Na verdade, eu trabalho com algumas linhas de moldura. Por exemplo: esses que você viu da escada, todos são com o mesmo padrão. A moldura varia entre o verde e o azul, mas o passepartout fica em tom de creme.
Já há outros que só a moldura mesmo já é grande, então não via a necessidade do passepartout, por exemplo, os puzzles da galeria de arte.
Por fim, passe-partout é a escrita original em francês. Em português, fica paspatur. Mas prefiro em francês porque é mais chic hehe

Quanto à colocação ou não de vidro. De todos os puzzles que fiz, apenas o de 5.000 peças (Criação de Adão) foi revestido com plástico, pois ficaria muito pesado e poderia quebrar o vidro. Acredito que protege bem também. Mas aí fica à sua escolha.

Boa sorte na montagem dos seus quebra-cabeças. Quais são os tipos preferidos (arte/paisagem)?

Abraços e obrigado por acompanhar o Blog tão atentamente.

Helena de "Tróia" disse...

Olá Julio,

Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso!
Adorei as dicas do blog e vou praticamente copiar a sua moldura, pois acabei de montar a Santa Ceia e vou dar de presente para minha mãe.
Onde compro a placa de eucatex?
Não entendi direito, colo as peças uma nas outras apenas, ou devo usar um suporte, tipo cartolina, e colar nela também?
A placa de eucatex eu uso apenas como suporte, certo?
Ou seja, posso usar a mesma placa para montar outros puzzles depois.
Obrigada.
Parabéns novamente!
Helena

Julio Szymanski disse...

Oi, Helena. Obrigado!!
Que bom que vc gostou dos meus puzzles e do Blog.
Você pode comprar a placa de eucatex em vidraçarias. Sabendo do tamanho do quebra-cabeça que vc quer montar, peça sempre uma placa com uns 5 cm de borda. Para colar, vc deve apenas passar a cola em cima das peças, não é necessário o uso de cartolinas.
Depois de montado, vc pode:
- Utilizar a placa novamente para outras montagens;
- Ou utilizar para enquadrar seu puzzle.
Pelo menos é assim que eu faço. Eu matenho uma placa em casa, aí quando acabo, transfiro ao porta-puzzle, levo na vidraçaria e eles providenciam outra placa de eucatex para enquadrar.
Aí fica à sua escolha.
Abraços.

Jack Sparrow disse...

eu gostava de saber se me podia dizer onde é que posso ir pa emoldurar um puzzle e quanto custa mais ou menos?

Julio Szymanski disse...

Oi, Jack. Tudo bem?
Os preços variam muito de lugar para lugar.
O ideal é levar em vidraçarias e pedir orçamentos.
Um quebra-cabeça de 1000 peças custa em torno de R$60 para emoldurar, mas isso em Cascavel (PR). Não saberia te informar quanto custaria em outros locais.
Quando for levar até uma especializada, peça para que coloquem vidro antirreflexo, que faz muita diferença.
Qualquer dúvida, estou à disposição.

Anônimo disse...

Boa noite! Júlio, eu li nos comentários acima que você colocou plástico ao invés de vidro no "Criação de Adão". Que tipo de plástico é? Tem que botar antes da moldura? Tu mesmo colocou? Ahh parabéns pelo blog, muito útil as dicas ;D

Obrigada,
Karina.

Julio Szymanski disse...

Oi, Karina. Optei pelo plástico, pois o vidro poderia quebrar por causa do peso.
Na verdade, é um plástico simples, a própria vidraçaria onde levei me ofereceu. Na verdade não tenho como te dar certeza absoluta de como ele foi colocado, se antes ou depois da moldura.
E obrigado, que bom que vc gostou do Blog. Volte sempre!
Abs.
Julio

ednaldo disse...

como faço no life de 24000 peças ???

Julio Szymanski disse...

Ednaldo. Desta vez vc me pegou desprevenido. Na verdade, não saberia te dizer com exatidão o que fazer para enquadrar um puzzle de 24 mil peças. O que posso afirmar é que com vidro, sem chances. Pois quebraria no primeiro movimento. Mas, utilizar placas de duratex e plástico para proteção me parece bem pertinente, assim como fiz com o que eu fiz de 5 mil peças... afinal o quadro vai ficar enorme. Bom, boa sorte e conte se conseguiu enquadrar. Abraços e volte sempre ao Blog do Puzzle.

Barbara disse...

Tenho 2 puzzle. Um colado numa cartolina (foi a unica coisa que consegui) e quero coloca-lo numa moldura. Estava pensando em colar a cartolina, já que não é muito grossa, nessa base de eucatex que vocês falaram. Será que dá certo?

O segundo, vou começar a montar agora. Vou colando direto no eucatex para levar ao vidraceiro já colado. Eu terei que deixar alguma borda para fixar a moldura? Quandos milimetros/cm devo deixar?

Onde compro essa base de eucatex?

Um abraço. Adorei o blog =)

Julio Szymanski disse...

Oi, Bárbara. Fico feliz que vc tenha gostado do Blog. Seja sempre bem-vinda.
Bom, vc pode colar a cartolina no eucatex, acredito que vc não terá problemas com isso. Quanto à moldura, aí é com você. Alguns dos meus puzzles deixei margem de 5cm em todos os lados. Outros, a moldura pega um pouco da imagem do puzzle. Fica à sua escolha.
Boa sorte na montagem do novo quebra-cabeça.
Abs
Julio

ednaldo disse...

como seria este plastico?/ um adesivo na parte frontal do QC , ou uma placa de acrilico?
Comecei fazem 18 dias o LIFE e acabei a primeira parte , agora precso de soluções para a moldura .

Julio Szymanski disse...

Olá, Ednaldo.
O plástico foi a própria vidraçaria que ofereceu. Na verdade, as peças são colocadas e uma camada fina de plástico, não é placa, pois poderia quebrar.
Abs

Anônimo disse...

Montei o quebra-cabeça "Escola de Atenas, Rafael" (2000 peças) e "Criação de Adão, Michelangelo" (5000 peças) gostaria de alguma sugestão para moldura.

Anônimo disse...

Posso montar e colar um quebra cabeça de 5000 em uma tela de pintura em brnaco e depois emoldurar?

Anônimo disse...

Bom dia meu amigo.
Já li todos os comentários, porém, não cheguei a uma decisão conclusiva.

Minha dúvida é a seguinte.

Estou montando um Quebra-cabeça de 5.000 peças (O Grande Canal de Veneza), no porta puzzle e praticamente todo dia abro e guardo o porta puzzle.

Após terminado o Puzzle, vou enquandrá-lo e ai que surge a dúvida.

Vou arrumar uma placa de Eucatex e transpor o quebra-cabeça do porta puzzle para o Eucatex. Já no Eucatex, vou passar a cola Grow para Puzzle no quebra cabeça todo e esperar secar. Minha principal pergunta é se o quebra-cabeça precisa ser colado na placa de eucatex ou não. Obrigado.

Leonardo Braga de Castro

Anônimo disse...

Corrigindo... 3.000 peças

Julio Szymanski disse...

Olá, pessoal. Respondendo às perguntas anteriores...
Para o leitor que perguntou sobre a moldura da Criação de Adão. A da minha montagem, utilizei uma moldura marrom, cor de madeira mesmo, ficou muito boa!

Em relação à pergunta do outro leitor sobre se dá para montar em cima de uma tela de pintura, desde que ela seja resistente ao peso do seu quebra-cabeça, pode enquadrar sim!

Voltem sempre ao Blog do Puzzle!

Anônimo disse...

Eu estou começando a montar quebra cabeças, e queria saber o tamanho, comprimento e largura, de cada um. eu vou precisar de uma mesa com que tamanha no mínimo? Ou o tamanho dele montado varia?

Anônimo disse...

Olá só por curiosidade,você conhece a linha de quebra cabeças de texto da grow? Pois ganhei um QC Texto da grow fabricado em 2004 ou seja,a 7 anos atrás...Já ouviu falar deles?

Gustavo Borges disse...

Julio, é a 1ª vez q vou colocar moldura e estou um pouco perdido. Pesquisei em algumas vidraçarias na minha cidade e não trabalham mais com molduras. Fui em uma grande rede de materiais para casa/construção - Leroy Merlin - e assustei com o preço. O preço das molduras variam de 20 a 150 reais cada barra de 2 metros (sendo q precisarei de 4 metros, uma vez que meu puzzle tem 121 cm x 77 cm). Além da moldura, tem a placa de duratex q custa aproximadamente 20 reais/m². O vidro, para o tamanho do meu puzzle, custaria 82 reais (2mm). Sem contar a mão de obra. Ou seja, o custo do acabamento do meu puzzle ficaria mto mais caro q o próprio puzzle. rs. Continuarei pesquisando melhores preços e outras opções, como utilizar plástico/acrílico.
Estou ansioso para colocar a moldura e iniciar um novo puzzle. Mas só qria iniciar um novo puzzle qdo o outro já estivesse com moldura. rs.

Julio Szymanski disse...

Gustavo... vou te dar algumas sugestões, então.
O seu quebra-cabeça é muito grande... tome cuidado com o vidro, após enquadrar, pois o mesmo pode se quebrar. O pessoal da vidraçaria que eu levo sugeriram colocar um plástico no puzzle de 5000 peças. Disseram que era perigoso quebrar mesmo.

Em relação ao preço do serviço, realmente pode ficar mais caro que o do próprio quebra-cabeça. Isso também depende muito da moldura - fina, grossa, cor, espessura, largura - e o vidro que você vai pôr - se o normal ou antirreflexo.

Pesquise outras vidraçarias... na verdade não sei que cidade você mora, mas não conhecia ainda vidraçarias que não trabalham com molduras. As que conheço fazem o trabalho com um acabamento muito bom para os quebra-cabeças. O melhor que você tem mesmo a fazer é pesquisar.
Na vidraçaria que vou, de tantas vezes que levei os piuzzles para enquadrar, tenho até desconto, tipo um programa de fidelidade hahahaha

Abraços!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo site... muito bom!

Gostaria de saber se é realmente necessário colocar vidro ou plástico?

Montei um QC de mil peças e coloquei numa moldura sem vidro ou plástico. A sensação de tocar e sentir a irregularidade do QC é muito boa.

Que problemas terei se eu não colocar nem o vidro, nem o plástico na minha moldura?

Obrigado

Anônimo disse...

Oi.
Acabei de comprar o puzzle: maravilhas da arquitetura. Ele é mais difícil do que parece ser, você com certeza sabe disso... Você tem alguma sugestão de como monta-lo? Ja tentei separar pelas construções, começar pela frase... Mas sem nenhum êxito até agora. O maximo que consegui foi montar a frase completa e parte da golden gate.

Julio Szymanski disse...

Amigos:
Em relação a colocar ou não o vidro ou plástico, sugiro que ponha sim. Apesar dessa boa sensação de tocar nas peças, sugiro a colocação porque protege as imagens da poeira e de outros problemas que possam acontecer devido ao tempo.

Em relação ao puzzle Maravilhas da Arquitetura, sugiro que você tente reparar bem as peças e suas cores e olhar a caixa sempre. Assim você vai juntando e conseguindo fazer os pontos turísticos e acabar seu quebra-cabeça.
Qualquer dúvida, volte a perguntar.
Abraço!

alexandre abc disse...

Liguei numa loja aqui na minha cidade e o rapaz falou que só tem o vidro pra moldura e não o acrílico, alguém pode indicar algum site que tenha pra vender o acrílico?

Gustavo Borges disse...

Julio, gastei R$ 170,00 (à vista e dando a placa de duratex, senão ficaria R$ 17,00 mais caro) para colocar moldura com vidro no meu puzzle de 3 mil peças. Fiz cotação do acrílico e ficaria R$ 150,00 só a placa de 2mm em um tamanho de 121x76,7cm. Desisti do acrílico e escolhi vidro mesmo anti-reflexo, que custou quase R$ 100,00. Vale ressaltar que moro em uma cidade pequena - Valinhos, interior de SP, aprox. 110 mil habitantes - com poucas opções de estabelecimentos que trabalham com moldura. Duas vidraçarias não trabalham mais com molduras e uma delas não estava pegando serviço porque o funcionário saiu de licença médica. rs. Ou seja, sobrou apenas um lugar específico que trabalha com venda de quadros/pinturas e molduras. Logicamente que paguei o olho da cara e não tive muita escolha. Estou esperando ficar pronto (7 a 10 dias). De qualquer maneira, é uma obra de arte e quando se trata de arte tudo é mais caro mesmo. Não é um hobby barato, mas acredito que vale a pena. rs.

Estou esperando chegar para comprar mais um puzzle e começar a montar novamente, pq essa sim é a grande diversão desse hobby.

Observação importante: o preço mencionado acima é com uma moldura intermediária, que custou R$ 11,70 o metro (lembrando que meu puzzle tem quase 4m), mais o custo da mão de obra (cortar a moldura, colar o puzzle na base, cortar o vidro, montar o quadro, etc).

Daniel Russo (SP/Capital) disse...

Parabéns pelo site, quem está iniciando (como eu) sempre precisa de sugestões.

Quando criança, montei um quebra-cabeça de 500 peças (eu acho...rs), depois parei.

De uns tempos para cá começei a me interessar de novo e agora (mais de 30 anos passados) montei um de 1000 peças, Taj Mahal da Toyster, com a ajuda da minha esposa e filhos.

Como estou de férias na faculdade, consegui me dedicar a montagem e em 3 dias ele estava pronto.

Agora a dúvida! A emolduração!

Gostei das suas idéias e das demais que ví por aqui...mas estou na dúvida entre colocar vidro, plástico, ou ainda sem nada.

Sei que deixar exposto sem cobertura, seja vidro ou plástico, vai ter a tendência de deteriorar com o tempo.
Sinceramente não sei se a idéia é minha ou se alguém já fez por aí...rs, mas eu pensei em colar normalmente e depois envernizar com verniz de uso geral, daqueles em spray, isso deixaria o qc impermeabilizado e protegido de intempéries. Aí a idéia é impermeabilizar e emoldurar sem outra cobertura.
Alguém já fez ou ouviu falar sobre algo parecido?

Count disse...

Olá Julio, sou novo no mundo dos QC's, e gostaria de tirar umas duvidas.

Comprei o quebra cabeças "Bombardeio em Argel" e gostaria de colocar em um quadro em meu apartamento.

Minhas duvidas são:

Essa placa de eucatex, eu comrpo na própria vidraçaria? Tens noção de preço?

E acho que a mais importante, eu colo a peça no eucatex? Ou monto em cima dele e passo a cola somente por cima depois de montado? Ou os dois?

Vi que você usa a cola brilhante e nunca a fosca, sabe onde se consegue comprála?

Obrigado pela atenção.

Leonardo Braga disse...

Amigos. Ai vai uma dica minha quanto a colagem.

Primeiramente eu monto o quebra-cabeça todo em qualquer lugar, podendo ser no porta puzzle também.

Depois dele todo montado e certificado que nenhuma peça está no lugar errado, compro a quantidade necessária de papel manteiga para cobrir todo o puzzle.

De posse do papel manteiga eu coloco o quebra cabeça SOBRE ele, ficando o papel manteiga por baixo do quebra cabeça.

Após isso, pego minha placa de eucatex que já tenho em casa e coloco o quebra cabeça com o papel manteiga por cima do eucatex, ainda sem colar. Faço isso porque no momento da colagem pode ocorrer de vazar cola e o eucatex evita que o móvel ou o chão que você está usando suje. Eu sempre uso o papel manteiga para evitar que na colagem o puzzle fique grudado na placa de puzzle.

Após passar o puzzle para o papel manteiga e colocá-lo sobre o eucatex, começo o processo de colagem com a cola puzzle da Grow, que é aplicada diretamente sobre as peças. Apesar de não parecer que vai da certo, fiquei surpreso com o resultado e o quebra cabeça ficou perfeitamente colado.

Espero sempre 24 horas para o puzzle secar.

Depois de seco, o transporto até uma vidraçaria perto de minha casa, carregando-o mesmo sem o Eucatex. A cola é tão eficiente que você pode segurá-lo como se fosse um quadro já emoldurado, mas é claro, sem fazer movimentos bruscos.

Na vidraçaria, escolho a moldura de minha preferência e espero acinosamente para buscá-lo.

Parece complicado, mas não é. Apenas tentei descrever nos mínimos detalhes.

Grande abraço.

Se alguém quiser alguma dica, com a devida licença Julio, meu e-mail é leo_vp@ig.com.br

Laércio disse...

Gostaria de saber daqueles que já montaram o quebra-cabeça a Criação de Adão, como estava o material. O que comprei ontem, é horrível: cortes das peças malfeitos e encaixes em piores condições. Peço por favor que comentem para que eu possa saber o que devo fazer. Obrigado.

Fabrício Viana disse...

Laércio: Depende da marca do seu puzzle, se for da grow quantas peças ele tem?
Os puzzles acima de 5000 e os mini puzzles tem um encaixe muito ruim mesmo bem diferente dos outros tamanhos, da muito trabalho saber se a peça está realmente encaixada.
Caso o seu puzzle seja dos tamanhos 500, 1000, 1500, 2000 ou 3000, sugiro que tente efetuar a troca, pois todos os puzzles que tenho nestes tamanhos possuem o encaixe muito bom. Espero ter ajudado!

laercio disse...

Olá Fabrício. Obrigado pela ajuda. O meu é de 5.000. A GROW até se propôs a trocá-lo por outro de 5.000 peças. Mas se é assim melhor não. Estou querendo montar as sete maravilhas, fabricado pela Algarraza. Voce conhece?

Fabrício Viana disse...

Olá Laércio, não conheço essa marca, só monto os puzzles da grow.
Não conhecia esses puzzles das 7 maravilhas, mas ao dar uma pesquisa rápida por imagens no google, achei eles maravilhosos, deve ser incrível os 7 montados, boa sorte na sua empreitada!

Anônimo disse...

Olá Fabrício. Estou começando a montar uma das 7 maravilhas. As peças são de formato diferente aos da grow. Maiores e parecem ser de qualidade superior. Abraços.

Lucas Jardim disse...

Júlio, antes de tudo, parabéns pelo blog! Muito boas as dicas que encontrei aqui.

Minha dúvida é a seguinte: vou emoldurar meu primeiro puzzle. Gostaria de saber se alguém pode me indicar algum lugar em Belo Horizonte que faz esse serviço com qualidade e preço bom.

Abraço,
Lucas Jardim.

Geidivan disse...

E em relação ao plástico, qual seria o tipo? Tenho um puzzle de 5000 peças e gostaria de usar o plástico. Além de mais barato, não tem o risco de estourar. Excelente dica.

Geidivan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geidivan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pam disse...

Excelente blog, parabens!

Emilio Konrath disse...

Eu monto quebra-cabeças há cerca de 30 anos. Para colar eu uso cola escolar comum, depois aplico resina acrílica. Antes de emoldurar eu colo o quebra-cabeças em uma chapa de duraplac ou de compensado 4 mm e deixo um borda de 1 cm. Sobre esta borda eu aplico a moldura, para não cobrir nenhum pedaço do trabalho.
Vou tirar umas fotos e lhe enviar.

Emilio Konrath disse...

Monto QCs há muito tempo e com o tempo defini alguns procedimentos.
Primeiro eu faço cum berço, ou seja, corto uma chapa de eucatex ou de compensado 4 mm, coloco uma borda de sarrafos, deixando por dentro o tamanho do QCs, com uma pequena folga.
Depois eu colo papel embrulho sobre a chapa e parto para a montagem.
Quando a montagem é finalizada eu aplico cola branca sobre as peças, retiro as bordas e arranco o QBs da placa. Finalmente eu arranco eventuais sobras de papel no verso da montagem e finalizo colando o QCs na chapa.
O acabamento com moldura é feito colocando a moldura diretamente na borda da placa, que é recortada com sobra de apenas 1 cm, para que a moldura não cubra nenhuma parte da pintura (Só monto reproduções de obras de pintura)

Emilio Konrath disse...

Para a montagem do QCs eu inicio fazendo a separação das peças, via de regra elas possuem 10 formatos diferentes. Um tipo, que se divide em dois, possui 2 pontas antepostas, sendo um mais comprido e outro mais curto. Outro tipo possui 3 pontas, e também se subdivide em dois, também um mais comprido e outro mais curto. Tem um tipo com apenas uma ponta, outro com duas pontas em 90º e finalmente dois tipos únicos, um com 4 pontas e um sem pontas.
Depois de separadas as peças pelos formatos eu finalmente passo para a separação por cores.

Anônimo disse...

Prefiro puzzles de pinturas. Para escolher a moldura procuro na net uma imagem com moldura do original, que normalmente está exposto em um museu. Vejo como é a moldura (acredito que os museus tenham especialistas que sabem escolher a melhor combinação) e procuro colocar a mais parecida possível. Abraços,
Paulo.

Anônimo disse...

Muito boas as suas dicas, parabéns pelo blog. Infelizmente só o vi agora depois de montar alguns quebra-cabeças e não os emoldurei, só colei no eucatex e coloquei um suporte de madeira atrás, ficando como um painel, só que com o calor o quadro fica todo torto, distante mesmo da parede em algumas partes e outras não, será que tem como remediar isso?
Um abraço
Clarice

Anônimo disse...

Ola Parabéns pelo Blog, super útil as dicas. Comprei um QC do Romero Britto de 5000 peças e já to aqui sofrendo pensando em como emoldurar. Estou com uma duvida, se eu montar em cima da placa de eucatex, colar as peças, depois devo colar no eucatex o QC já com as peças coladas? Uma coisa que me desanimou bastante de emoldurar é q fiz um orçamento pela internet e eles me passaram o preço de 300 só p emoldurar, sabe me dizer se chega ser esse valor? Imaginei q seria uns 150
DÉBY MEDINA

Anônimo disse...

Meu marido é viciado em quebra cabeça e tem vários emoldurados e uma boa dica para quem vai emoldurar o primeiro é dividir o quebra-cabeça depois de montado em retângulos do tamanho da caixa e virar esses retângulos(com todo cuidado)com a imagem para baixo e passar cola no lado de trás, assim pode usar cola branca que não vai estragar a imagem se qualquer coisa der errado. É mais trabalhoso mas vale a pena pois o risco de estragar a imagem é quase zero e ainda pode guardar na caixa sem medo de desmontar até a vidraçaria.

Anônimo disse...

Bom dia, sugestão para a galera: antes de perguntar algo para o Júlio vamos ler os comentários dele nas perguntas anteriores. A sua dúvida já está lá respondida. Parabéns Júlio.

Cris vovó disse...

Parabéns pelo Blog!!!!!

Paguei 220 numa moldura de um quebra cabeça de 5000 peças .... Achei bom o preço.
Comprei um de 24000 peças nesta semana, não vejo a hora de chegar.
Farei dele o fundo da parede da minha cama...
Bjs

Unknown disse...

Gosto muito de Puzzles. Já armei 4 e estou fazendo Noite Estrelada de Van Gogh. Não está sendo fácil agora.
Trouxe da Itália: Veneza / O batismo de Jesus / Cavalos no Gelo / Noite Estrelada de Van Gogh. Comprei aqui e já montei A Muralha da China. O abraço. ( Ana )

Ju Denzler disse...

O puzzle que eu enquadrei foi o Criação de Adão, Grow 5.000 peças.
E só passei a cola e levei para enquadrar.
Na vidraçaria, não me recomendaram colocar eucatex nem vidro atrás, devido o peso.
Eu nem sei qual foi o material da placa que colocaram atrás, e só a cola protege. Já tem 5 anos e até hoje não notei alteração de cor nem nada, mesmo morando em cidade de praia!

Adorei o blog.

beiJUs
http://feiffercereja.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá Julio!
Primeiramente, parabéns pelo seu blog! Muito boas as suas dicas!
Estou com vários quebra-cabeças para moldurar. Você poderia me passar o contato dessa vidraçaria?

Agradeço desde já!

Anônimo disse...

Vc poderia postar um vídeo de como fazer depois do término da montagem por favo, como colar, tranportar?

Anônimo disse...

Olá, preciso de uma ajudinha. Você citou a utilização de plástico para emoldurar o puzzle de 5000 peças. Qual seria esse plástico? Eu estava pensando em usar um sanduíche de acrílico de 4mm cada. O que você sugere?

Paulo disse...

Emilio, poderia dar mais detalhes de como aplica a resina sobre o quebra cabeças já colado? Tenho um de 6000 peças para enquadrar e não gostaria de utilizar vidro pelo risco de quebra. Obrigado!!!

Cris vovó (facebook) disse...

Olá.
Gostaria de saber onde encontro uma moldura para o life; 24.000 peças.
Não encontro vidraçaria que faça
Cris

Marco Aurélio Rossett Flôres - Maringá-Pr. disse...

Olá, Júlio !

Os primeiros comentários questionavam a respeito da cola fosca da Grow. Você já usou ? Gostou do resultado ? Será que compensa mais (sob os pontos de vista financeiro e da realização pessoal) usar a cola fosca, ou o vidro fosco -- que lá em 2.011 você recomendava ?
Qual é a composição dessa cola ? Será que existe alguma similar (e mais barata) ? Um frasco de 85g de cola (fosca ou brilhante) cobre até quantos centímetros quadrados -- ou um Q-C de mais ou menos quantas peças ?

São muitas dúvidas, né ? Mas é que estou começando...: Comprei 2 de 250 pçs. (O corpo humano e o sistema solar) mais para instruir minha filha, de 4 anos; mas agora estou quase acabando de montar o Oceano, de 1.000 pçs.; e depois vou montar o Peixes, 500 pçs. E gostaria de fazer quadros de todos eles -- já que minha esposa sempre quis um aquário -- e de outros mais, para enfeitar a minha casa. Minha esposa se apaixonou pelo Paisagem Canadense, 5.000 pçs., mas... Vamos com calma !

Unknown disse...

Olå ,gostaria de saber que tipo de plástico que da para por nos quebra cabeçad ???