segunda-feira, 15 de julho de 2013

A grande reportagem

Ela começou a montar as primeiras pecinhas com apenas 7 anos. Hoje, aos 53 é recordista mundial com a maior coleção do mundo de quebra-cabeças em número de caixas. Finalmente, depois de meses de espera, a entrevista com Luiza Figueiredo: a recordista!

Perfil Luiza Figueiredo: 53 anos, paulistana. Ela possui (pasmem!!) uma marca própria de quebra-cabeças!! É gerente geral de uma academia. Possui um site próprio, que mostra em detalhes a sua enorme coleção: http://www.colecionandoquebracabeca.com/

"Hoje eu tenho dois recordes no Guinness, superei minha própria marca e neste mês de Julho entrei para o Miracles World Records, com 613 caixas de quebra-cabeças", afirma Luiza.



Clique para ler a entrevista completa:



BP: Com quantos anos você começou a montar quebra-cabeças?

Ganhei o meu primeiro quebra-cabeças aos 7 anos de idade, tenho ele guardado com muito carinho, mas infelizmente perdeu-se uma peça. Foi minha mãe que me deu e ele foi feito de madeira. Antigamente os quebra-cabeças eram feitos artesanalmente na madeira só após a II Guerra Mundial que começaram a fabricá-lo em papelão, industrializados e vendidos em grande escala.



Primeiro quebra-cabeça que Luiza montou

Por que você começou a montar quebra-cabeças??
Eu tinha uma tia que era casada com um Inglês e em todas as férias que passávamos no interior do Rio de Janeiro ela trazia um quebra-cabeças para toda família montar. Eu era bem pequena e ficava encantada com o colorido das peças e adorava toda família reunida em volta do quebra-cabeças. Era uma festa!!!

Qual foi a montagem mais difícil (foi a mais demorada)?
Eu montei há pouco tempo o Savana de 8000 peças da Grow, levei 5 meses para montá-lo, bem difícil pela enorme número de peças. Particularmente eu prefiro montar os QC com até 2000 peças, por ser mais rápido a montagem e pelo espaço que um QC grande ocupa.

Quantos quebra-cabeças você tem na sua coleção? Você sabe dizer o número total de peças ? Como é feita a sua organização?

Hoje eu tenho 628 quebra-cabeças, com um número aproximado de 519.530 peças.
A organização é feita da seguinte maneira:
1. Quando o quebra-cabeças chega em minha mãos ele recebe uma numeração e um código de barras.
2. Ele é fotografado na caixa e cadastrado numa planilha onde coloco, número de peças, fabricante, título, ano, procedência.
3. Depois disto ela vai para a prateleira e entra numa fila de montagem.
4. Depois de montado, ele é fotografado, embalado e colocado dentro do quarto dos QC.

Qual é o maior quebra-cabeça que você montou? E o menor? Você costuma montar formatos diferentes (3D, redondos, etc.)?

Tem um quebra cabeça na minha coleção que levei dois anos para comprá-lo. Não é dos maiores, ele tem 3142 peças e é em 3D. Levei este tempo para adquiri-lo pois um novo custa mais de US$ 800 e no Ebay eles vendem QC em ótimo estado por 1/5 do preço. O nível de dificuldade é enorme mas o resultado ...ficou maravilhoso, até mandei fazer uma cúpula de vidro para evitar sujeira e poluição.
Fabricante Wrebbit - New York. O que permite que a sustentação deste tipo de QC é uma espuma (em vez de papelão atrás das peças, estes vem com espuma).




Outro Qc bem difícil são os esféricos, este Mapa Mundi, da Ravensburger tem 960 peças (204). A dificuldade está no formato dele.
Muitas pessoas me perguntam se ele é montado sobre um a esfera de isopor, a verdade é que as peças se encaixam sob pressão, elas são de plástico e se por um acaso cair no chão, ele desmonta todo. Ele vem com uma base que permite que o globo gire, muito bonito.
Tenho outros na coleção, seguem as fotos. (203 e 415)
Outros não vem com o suporte para girar mas sim com uma base (453)






Qual é a sua marca preferida?
Atualmente a minha marca preferida é a minha lançada no final de 2012, um quebra-cabeças com um nível de dificuldade, com uma qualidade excepcional e uma imagem bem diferenciada.



No meu canal do You Tube eu tenho um vídeo mostrando o QC Mandala e sua excelente qualidade: http://www.youtube.com/watch?v=fm5CCoYdp7U&list=UUbePXAD3BqWlp10Op_3Woug&index=1

O que você acha sobre os quebra-cabeças lançados no Brasil?

O Brasil ainda está começando em relação ao mundo, os formatos são quadrados ou retangulares. Não existem os esféricos, 3D, shaped (são os QC recortados), borders (com bordas decoradas), ovais, panorâmicos, etc. O grande problema que eu vejo é nosso país não tem o costume de se montar QC por sermos um pais tropical. Nos países de clima frio, muito frio as pessoas passam muitos dias em casa, montando QC!!!! Através dos meus recordes, do meu site e do reconhecimento internacional, tenho incentivado muito as pessoas a montarem QC, é um trabalho lento, demorado, mas o retorno tem sido maravilhoso!

Quais dicas você daria para quem está iniciando um novo quebra-cabeça? Para agilizar, para pegar prática?
Minha dica é que comece com um QC de 250 peças até 500 peças. Os maiores por terem muitas peças pode desanimar o iniciante, desistindo da montagem!

Alguma vez já aconteceu algum imprevisto com a montagem dos seus puzzles?

Nesses anos todos montando QC, já aconteceu de tudo....cachorro comendo peças, aspirador de pó sumindo com várias peças, coelho (isso mesmo, eu tinha um coelho) roendo caixa, filhos de amigos jogando o QC no chão......tudo já acontecceu!!


Alguém desmontou por engano, derrubou, molhou? O que você fez?

Nesta hora é preciso ter muita calma....recolho tudo e recomeço a montagem do QC!

E se faltam peças, o que você faz, exceto nos quebra-cabeças da Grow?

Não é só a Grow que faz este serviço, todos os fabricantes nacionais ou importados repõem as peças ou mesmo te mandam outro, desde que o QC ainda esteja em linha! Recentemente eu comprei um QC da marca Jumbo, e veio faltando uma peça, entrei em contato com eles (eles ficam na Holanda) e recebi um outro QC pois o que estava faltando uma peça era uma edição limitada. Agora é preciso prestar atenção na origem do QC se ele for MADE IN CHINA, pode esquecer pois não vão repor as peças. O motivo é que muitas empresas estão optando em fabricar os QC na China pois fica muito mais barato.

Quando você acaba de montar uma imagem, você costuma enquadrar? Quais as dicas para conservação dessas verdadeiras obras de arte?

Eu desenvolvi uma técnica de emoldurar o QC sem o uso de cola, sou terminantemente contra colar um QC, colou e não podemos voltar atrás, na minha coleção eu tenho apenas 3 QC colados, de 5000 peças, 8000 e outro de 2000 peças. Esta técnica consiste em usar um MDF de 3mm, colocar contact preto nas bordas para parecer uma moldura e fechar com filme de PVC, aquele usado para embalar alimentos. No meu canal de You Tube eu tenho dois vídeos explicando como proceder. Vale lembrar que esta técnica só serve para QC de até 1500 peças!!!

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=VvIhL385_Uo&list=UUbePXAD3BqWlp10Op_3Woug&index=9

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=CXyKui-kc0s&list=UUbePXAD3BqWlp10Op_3Woug&index=6

Onde você compra seus puzzles?

Compro em muitos lugares tanto aqui no Brasil como no exterior. Ganho também muitos QC de presente, muitos seguidores fazem doações para a minha coleção. Minha dica: comprar os QC usados no EBAY, fantástico com a qualidade muito boa.

Como é se sentir uma recordista de montagem de quebra-cabeças?

Aqui no Brasil fui homologada pelo Rank Brasil, em 2010 com a Maior Coleção de Quebra-Cabeças em número de caixas. Em agosto de 2012 eu superei meu próprio recorde agora com 502 caixas de QC e entrei com um novo recorde "Maior Coleção de Quebra-Cabeças Montados". Me sinto honrada em ter estes recordes e representar o Brasil, tudo isto é fruto de um trabalho de um a vida inteira.

Você esperava ser uma?
Nunca imaginei ser uma recordista e nem me considerava uma colecionadora, simplesmente eu tinha um monte de QC!!! kkkkkk

Como foi o processo para entrar no seleto grupo do Guinness World Records?

Em janeiro de 2010 comecei a me questionar a razão de ter tantos QC, na época eu tinha uns 210 QC, entrei no site do Guinnes por pura curiosidade para saber quem era o detentor do recorde e não achei. Resolvi entrar com um pedido, em número de caixas. Lembro que nesta época este pedido virou uma espécie de brincadeira aqui em casa, foi após duas semanas eu recebi um email do GWR dizendo que estaria abrindo uma nova categoria. Eu poderia seguir por dois caminhos:

1 - trazer os juízes, para homologar meu recorde. Imediatamente esta opção foi descartada pois sairia tremendamente oneroso.

2 - Seguir todas as especificações impostas pelo GWR, foram 4 meses de muito trabalho cadastrando, fotografando todos os QC. Desde o pedido até a confirmação do recorde foram 6 meses. mas valeu muito á pena, ser uma recordista do GWR é uma emoção tamanha!

Gostaria de dizer que o livro dos Recordes é uma coisa e o Guinnes World Records é outra.

Eu estou no Guinnes World Records mas não estou no Guinness Book, para entrar no livro depende muito do editor e muitas pessoas recordistas pagam para estar nele ou se os juízes homologarem pessoalmente o recorde.

Hoje eu tenho dois recordes no Guinness, superei minha própria marca e neste mês de Julho entrei para o Miracles World Records, com 613 caixas de quebra-cabeças: http://www.miraclesworldrecords.com/Gallery/Details/101

Qual a repercussão da sua montagem pelo Brasil?
Hoje, após mais de anos de recordes, muitas pessoas que são apaixonadas por QC, me conhecem e respeitam muito meu trabalho. Através de algumas ferramentas de comunicação no meu site eu tenho ajudado muitas pessoas pelo Brasil todo a comprar o QC desejado, dicas para se montar, emoldurar, problemas com perda de peças. Já aconteceu de algumas pessoas que moram fora do Brasil pedir minha ajuda. No ano passado uma empresa fabricante de QC da Polônia (Castorland) entrou em contato e pediu que eu avaliasse seus QC, eles me mandaram 4 QC, uma agradável surpresa, a qualidade deles é excepcional, muito boa mesmo, eu recomendo a Castorland.

Você já organizou exposições?
Eu tenho uma exposição pronta "Volta ao Mundo em 80 Quebra-Cabeças" uma exposição educativa e cultural. A ideia é ter uma Mapa do Mundo adesivado no chão, mais ou menos de 15m x 15 m. Em cada cidade, ponto turístico, país terá um QC com as informações sobre ele. Estou à procura de parceiro e patrocinador para a realização deste maravilhoso projeto.

Como você vê a prática de montar quebra-cabeças no Brasil?

Estou muito contente com a quantidade de seguidores e pessoas apaixonadas por quebra-cabeças como eu, porém acho que as crianças deveriam ser incentivadas ainda pequenas na montagem dos quebra-cabeças, seus benefícios são inúmeros. O quebra cabeça não é apenas um desafio mental, noção espacial e paciência, ele também fornece uma importante fonte de informação cultural. Podemos aprender brincando e principalmente se divertindo, seja sozinho ou em grupos de amigos ou com parentes.

Desenvolve habilidades de organização: o primeiro passo para se montar um QC é separar as peças por grupos: azul do céu ou da água, os prédios, o verde das árvores e pelas bordas. A organização na montagem do quebra cabeças é de extrema importância para crianças de todas as idades como para os adultos. O sucesso na realização de montagem do QC está na sua organização;

Desenvolve habilidades visuais e motoras: encaixar as peças do quebra cabeças desenvolve a ação conjunta das mãos e dos olhos, extremamente benéfico para o desenvolvimento visual, espacial e motora das mãos o que exige mais firmeza na hora de encaixar as peças;

Desenvolve habilidades sociais: qualquer pessoa pode montar um quebra cabeças sozinho, porém se for montado em companhia de outra pessoa, desenvolve o senso do coletivo, do trabalho em grupo, da parceria e da sociabilidade;

Desenvolve habilidades cognitivas: montar quebra cabeças desenvolve a percepção, o raciocínio, a memória, a lógica, atenção e o censo de organização;

Serve como fonte de Educação e Cultura: qualquer imagem, seja de um animal, de um lugar ou monumento nos faz pensar e querer sabe mais a respeito do mesmo.

Os quebra cabeças são educativos, didáticos e uma fonte de enriquecimento para o cérebro de todas as idades. Nos adultos é uma ótima terapia.


*Para conhecer melhor a coleção e o lindo trabalho da Luiza, acesse: http://www.colecionandoquebracabeca.com/



Fica a dica, pessoal. Não percam as novas atualizações.

Nenhum comentário: